top of page
7 ANOS DE HISTÓRIA
Desde 2017 o Ilumina reúne artistas e fazedores de cultura em um grande Festival itinerante que percorre vários bairros da Zona Oeste.
6ª EDIÇÃO
A 6ª edição do Ilumina Zona Oeste foi realizada em formato de evento multicultural, visando promover e fortalecer iniciativas desenvolvidas por artistas, coletivos e organizações sociais de base comunitária do Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba, com ênfase nos bairros das Aps 4 e 5 da Cidade do Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba.
Permitiu democratizar ainda mais o acesso do público, bem como ampliar o intercâmbio, a troca
de experiências e o número de projetos.
2022
5ª EDIÇÃO
Em 2021, foi contemplado ações presenciais e virtuais, permitindo democratizar ainda mais o acesso do público, bem como ampliar o intercâmbio, a troca de experiências e o número de projetos.
Foram 10 dias de evento dedicados a uma programação intensa de atividades culturais, artísticas, oficinas, artesanato e gastronomia.
2021
4ª EDIÇÃO
O Ilumina chega a sua quarta edição precisando se reinventar por conta da pandemia do coronavírus, trazendo o festival para o online, com o patrocínio da concessionária ViaRio.
Foram 3 dias dedicados a uma programação intensa de atividades culturais, artísticas, oficinas e bate-papos. Tudo com o objetivo de promover e jogar luz às iniciativas da Zona Oeste-RJ.
Nesta edição, contamos com a participação de mais de 40 artistas e iniciativas socioculturais da Zona Oeste. Foram mais de 5.000 visualizações nas apresentações e bate-papos, mais de 1.700 acessos ao site do Festival e mais de 1.800 novos seguidores nas redes sociais do Ilumina.
2020
3ª EDIÇÃO
Em 2019, o Ilumina Zona Oeste reforçou ainda mais a presença da rede de iniciativas da região no evento. Foram 6 organizações apoiadas durante o Festival com mais de 800 pessoas presentes.
Foi um único dia de evento dedicado a uma programação intensa de atividades culturais, artísticas, oficinas, artesanato e gastronomia.
O Festival também fez parte da Exposição Utopias – A vida Para Todos os Tempos e Glória, que inaugurou dia 25 de setembro no Museu. O ano de 2019 marca os 30 anos de morte e a primeira exposição de Bispo do Rosario. Nesta edição foi lançado o documentário Utopias Possíveis, que traz a história de projetos que foram apoiados pelo Instituto Rio ao longo dos anos.
2019
2018
2017
2ª EDIÇÃO