...
top of page

7 ANOS DE HISTÓRIA

Ativo 19.png

A 6ª edição do Ilumina Zona Oeste foi realizada em formato de evento multicultural, visando promover e fortalecer iniciativas desenvolvidas por artistas, coletivos e organizações sociais de base comunitária do Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba, com ênfase nos bairros das Aps 4 e 5 da Cidade do Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba.

Permitiu democratizar ainda mais o acesso do público, bem como ampliar o intercâmbio, a troca
de experiências e o número de projetos.

6ª EDIÇÃO

Desde 2017 o Ilumina reúne artistas e fazedores de cultura em um grande Festival itinerante que percorre vários bairros da Zona Oeste.

image.png
Prancheta 18.png
2022

5ª EDIÇÃO

image.png

Em 2021, foi contemplado ações presenciais e virtuais, permitindo democratizar ainda mais o acesso do público, bem como ampliar o intercâmbio, a troca de experiências e o número de projetos.

Foram 10 dias de evento dedicados a uma programação intensa de atividades culturais, artísticas, oficinas, artesanato e gastronomia. 

 

Prancheta 19.png
2021
Prancheta 20.png

4ª EDIÇÃO

image.png

O Ilumina chega a sua quarta edição precisando se reinventar por conta da pandemia do coronavírus, trazendo o festival para o online, com o patrocínio da concessionária ViaRio.

Foram 3 dias dedicados a uma programação intensa de atividades culturais, artísticas, oficinas e bate-papos. Tudo com o objetivo de promover e jogar luz às iniciativas da Zona Oeste-RJ.

Nesta edição, contamos com a participação de mais de 40 artistas e iniciativas socioculturais da Zona Oeste. Foram mais de 5.000 visualizações nas apresentações e bate-papos, mais de 1.700 acessos ao site do Festival e mais de 1.800 novos seguidores nas redes sociais do Ilumina.

2020

3ª EDIÇÃO

image.png

Em 2019, o Ilumina Zona Oeste reforçou ainda mais a presença da rede de iniciativas da região no evento. Foram 6 organizações apoiadas durante o Festival com mais de 800 pessoas presentes.

Foi um único dia de evento dedicado a uma programação intensa de atividades culturais, artísticas, oficinas, artesanato e gastronomia. 

O Festival também fez parte da Exposição Utopias – A vida Para Todos os Tempos e Glória, que inaugurou dia 25 de setembro no Museu. O ano de 2019 marca os 30 anos de morte e a primeira exposição de Bispo do Rosario. Nesta edição foi lançado o documentário Utopias Possíveis, que traz a história de projetos que foram apoiados pelo Instituto Rio ao longo dos anos.

Prancheta 21.png
2019
2018
2017
Prancheta 22.png

2ª EDIÇÃO

image.png

Neste ano, o Festival foi dividido em dois dias de atividades, de 9h às 17h e contou com um público de mais de 560 pessoas. Preenchemos todos os dias com atividades para ver, ouvir ou fazer.

O evento foi livre e as pessoas puderam participar de rodas de conversa, assistir apresentações variadas, fazer uma visita mediada à exposição Quilombo do Rosário, participar de oficinas e adiquirir lembranças do Bispo na loja B.

Além disso, o Festival também contou com a presença de 25 barraquinhas instaladas no evento, para as pessoas comprarem comidas, bebidas, artesanatos, plantas, entre outros.