...
top of page
capa.jpg
FORUM.png

FÓRUM

ILUMINA ZO

O I Fórum Ilumina Zona Oeste, chegará em Santa Cruz. O evento contará com a participação de artistas, produtores culturais, empresas, moradores, lideranças sociais e de universidades. Na programação, gratuita, oficinas e debates para refletir e dar mais visibilidade às iniciativas que geram impactos positivos na na cultura e no desenvolvimento social da região. 

 

O encontro é uma prévia da sexta edição do Festival Ilumina Zona Oeste, um dos maiores eventos culturais do Rio, em janeiro de 2023, e reunirá artistas de bairros da zona oeste carioca - e também de Itaguaí e Mangaratiba (Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba) que entram no circuito do projeto este ano - para fortalecer redes criativas e sociais nesses territórios.

 

O Fórum é presencial e tem uma programação variada, entre palestras, oficinas de agendas locais, apresentações de iniciativas de impacto social e apresentações culturais. 

08 DE NOVEMBRO

SerCidadão, Santa Cruz
R. Fernanda, 140 - Santa Cruz, Rio de Janeiro

Fórum presencial
das 8h30 às 18h00

quem somos.jpg
PROGRAMAÇÃO.png

PROGRAMAÇÃO

COMPLETA

PAINEL 1

Indústrias, comunidades locais e sustentabilidade: um diálogo possível?

O debate é para discutir caminhos para o desenvolvimento da região do Distrito Industrial de Santa Cruz, um dos pólos econômicos mais importantes do Rio e que, ao mesmo tempo, tem a população com os menores  Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade. 

HORÁRIO
9H00 ÀS 10H30

Prancheta 7.png

MEDIADOR
Luiza Serpa (Instituto Phi)

Mãe, empreendedora social. Fundadora e diretora executiva do Instituto Phi, organização social que faz a ponte entre investidores sociais e projetos de impacto, responsável por movimentar para projetos sociais mais de 145 milhões de reais nos últimos 8 anos.

FILTRO.jpg

PAINEL 2

Políticas públicas e

de impacto social

na Zona Oeste

O painel ‘Cultura é a vida: Políticas Públicas e ASG’  provoca a reflexão sobre questões metropolitanas, urbanas, socioeconômicas, socioambientais, culturais e políticas relativas

à Região Metropolitana do Rio e aos municípios do entorno e as integrações com as agendas de AGS (em português para a sigla ESG) das empresas comprometidas na promoção da para qualidade de vida para a população local.

HORÁRIO
11H00 ÀS 12H30

Prancheta 11.png

MEDIADOR
Pablo Ramoz

Ator, gestor cultural e consultor de conteúdos e proj. artísticos com expertise em pesquisa e criação, especialmente ligados às periferias e favelas do brasil. Consultor artístico curatorial para o Itaú Cultural e Espaço Favela do Rock in Rio; Repórter parceiro do comunidade rj - jornalismo editoria Rio - TV Globo. Diretor Artístico do Ilumina Zona Oeste

FILTRO.jpg

PAINEL 3

Oeste sem fronteiras: como integrar a rede das culturas do Oeste Metropolitano?

O Ilumina Zona Oeste é uma plataforma de visibilidade e sustentabilidade para as culturas, as tecnologias sociais e as produções de conhecimento da zona oeste do Rio.

 

“A nossa proposta aqui é um exercício para ampliar o olhar para o Oeste Metropolitano e suas cidades, incluindo as banhadas pela Baía de Sepetiba. Entendemos que a Zona Oeste do Rio não pode ser pensada de modo bairrista e, sim, articulada com o desenvolvimento da Cidade Metropolitana do Rio”, destaca Luiza Serpa, do Instituto Phi, criadora do Ilumina Zona Oeste. 

 

A proposta é pensar como aprimorar o Ilumina Zona Oeste para colaborar ainda mais no entendimento das demandas de cultura de todas as faixas sociais de quem vive na região oeste metropolitana.

HORÁRIO
14H00 ÀS 15H30

Prancheta 3.png

MEDIADOR
Simone Ricco

Mestra em Letras/Literaturas Africanas, professora de LP Portuguesa da SME/RJ, Articuladora do Núcleo de Estudos de Inclusão e Relações Étinico-Raciais da GED/8ª CRE e  de atividades que promovem a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir das literaturas, do audiovisual e da cultura digital.

FILTRO.jpg

PAINEL 4

Festival Ilumina Zona Oeste - 6º edição: como cocriar o processo de curadoria?

O último painel é dedicado à curadoria e contará com Pablo Ramoz, que assina curadoria do projeto. O ‘‘Ilumina Zona Oeste 2023: curadoria em cocriação” tem como foco expandir o olhar da sua curadoria entre territórios, vozes e linguagens e contemplar a participação da maior diversidade possível em seu processo de criação, interlocução, produção e na programação do ano que vem. 

HORÁRIO
16H00 ÀS 17H30

Prancheta 11.png

MEDIADOR
Pablo Ramoz

Ator, gestor cultural e consultor de conteúdos e proj. artísticos com expertise em pesquisa e criação, especialmente ligados às periferias e favelas do brasil. Consultor artístico curatorial para o Itaú Cultural e Espaço Favela do Rock in Rio; Repórter parceiro do comunidade rj - jornalismo editoria Rio - TV Globo. Diretor Artístico do Ilumina Zona Oeste

FILTRO.jpg

MINISTRADA POR

CASA FLUMINENSE

Oficinas de Agendas Locais

Oficina criada a partir do Guia para Agendas

Locais com foco informativo e didático, utilizando linguagem simples e extremamente rica para orientar movimentos sociais, grupos locais e lideranças na construção de agendas locais de diferentes bairros, territórios ou localidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

HORÁRIO
10H00 ÀS 11H00

Prancheta 18.png
FILTRO.jpg

MINISTRADA POR DG

DO COLETIVO R.U.A

Oficina de Breaking

O Breaking surge dentro de um cenário totalmente desfavorável para a época, violência, guerras entre gangues, pobreza e segregação racial são elementos que fazem brancos, latinos e negros moradores da periferia norte-americana a criar uma das expressões que levam o conhecimento da cultura Hip Hop em todas as partes do mundo. Hoje em dia, o Breaking foi incluído no programa esportivo da Olimpíada de Paris 2024. Nessa oficina, DG do Coletivo RUA. vai ministrar uma oficina de fundamentos e elementos primários que formam essa dança.

HORÁRIO
14H30 ÀS 15H30

Prancheta 19.png
FILTRO.jpg

SHOW DE SAX

Miguel Angelo Sax

Miguel Angelo Rocha Rogerio é conhecido como Miguel Angelo Sax. O saxofonista iniciou seus estudos na Escola de Música Villa Lobos. Se tornou um grande saxofonista e super prestigiado, conhecido atualmente como "Saxofonista das estrelas".

HORÁRIO
12:30 ÀS 14H00

Prancheta 24.png
lugares.jpg

BANCA MARGINOW

Roleta de Rimas

O fórum termina com a Banca Marginow, de Santa Cruz, iniciativa que reúne várias formas de expressão artísticas como Batalha de Rimas, Slam, música, dança e outros, trabalhando todas as vertentes da cultura Hip Hop, em um formato inovador. Os artistas são sorteados na hora para batalhar através de uma roleta e as melhores escolhidas pelo público.

HORÁRIO
ÀS 17H30

Prancheta 23.png
PARCEIROS.png

REDE DE PARCEIROS

CONHEÇA A NOSSA

lei_de_incentivo_a_cultura_rgb-03.png

Patrocínio 

Idealização

Produção

Logomarca FCC S.A. fundo transparente.gif
marca_UnimedRio_horizontal_RGB-01.png
Logo_Principal_Positivo_ViaRio 3.png
SPGI Positive Digital Logo_Large-PNG.png
RIOPREFEITURA Cultura horizontal azul.png
PHI_LOGO_PRINCIPAL_COR.png
Prancheta 19.png
motriz png.png

Parceria

Co-Realização

Realização

logo_bispo (2).png
Prancheta 11.png
logos pontal-01.png
Prancheta 20.png
Logo Plano Santa Cruz 2030.jpeg
Prancheta 21.png
Prancheta 22.png
bottom of page